Títulos Públicos

A PJ também pode acessar Títulos Públicos através da Plataforma de Renda Fixa da XP Investimentos. Levamos essa alternativa através do acesso ao Mercado Secundário e com isso ampliamos as oportunidades de alocação para a gestão de caixa.

O que é?

São títulos emitidos pelo Governo, por meio do Tesouro Nacional, com a finalidade de captar recursos para o financiamento da atividade pública. Em função disso, são vistos pelo mercado como de baixo risco.

Todos os títulos públicos são ativos de renda fixa, ou seja, o investidor conhece as condições de remuneração no momento da compra do papel, e caso fiquem com o título até o vencimento, a remuneração final será exatamente a contratada na aplicação.

A relação entre taxa de juros e preço unitário é inversamente proporcional. Quando a taxa de juros cai, o preço sobe. Quando a taxa de juros sobe, o preço cai. E essa variação será tanto maior quanto maior for o prazo remanescente do título.

Vantagens

• 100% garantidos pelo Tesouro Nacional.
• Liquidez diária pela plataforma da XP
• Baixo custo e baixo valor mínimo exigido de aplicação.
• Opções de investimentos pré ou pós fixados, além de opção para proteção quanto à inflação.

Conheça abaixo as opções de Títulos Públicos Federais disponíveis na Plataforma XP:

Título PúblicoSiglaIndexador de RentabilidadeCaracteristicas
Tesouro SelicTesouro Selic (LFT)SELICJuros + principal
no vencimento
Tesouro IPCA+ com Juros SemestraisTesouro IPCA + com Juros Semestrais (NTN-B)IPCA + JurosJuros Semestrais e o principal no vencimento
Tesouro IPCA+Tesouro IPCA + (NTN-B-PRINCIPAL)IPCA + JurosJuros + principal no vencimento
Tesouro Prefixado com Juros SemestraisTesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F)Juros predefinidosJuros semestrais e o principal no vencimento
Tesouro PrefixadoTesouro Prefixado(LTN)Juros predefinidosJuros + principal no vencimento

Características da plataforma de Renda Fixa da XP

Títulos disponíveis: Tesouro Selic (LFT), Tesouro IPCA + com Juros Semestrais (NTN-B), Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F) e Tesouro Prefixado (LTN).

Horários: 10h – 17h

Liquidação: Liquidação das operações de aplicação ou resgate são realizados no mesmo dia da confirmação da ordem (D+0).

Registro: Os títulos públicos negociados através da plataforma da XP são custodiados na Selic e serão consolidados no seu extrato (Portal Minha Conta), junto com os outros investimentos realizados na XP Investimentos.

Outras exigências: A quantidade mínima, ao negociar pela plataforma da XP, é de 1 título.