Crédito Privado

O que é?

O crédito privado é um investimento em renda fixa no qual o investidor compra títulos emitidos por empresas e instituições privadas.

Assim, ao investir nesses títulos, você assume o risco de crédito em troca da rentabilidade que foi previamente estabelecida pela empresa.

Todos os títulos de crédito privado são ativos de renda fixa, ou seja, o investidor conhece as condições de remuneração no momento da compra do papel, e caso fiquem com o título até o vencimento, a remuneração final será exatamente a contratada na aplicação.

A relação entre taxa de juros e preço unitário é inversamente proporcional. Quando a taxa de juros cai, o preço sobe. Quando a taxa de juros sobe, o preço cai. E essa variação será tanto maior quanto maior for o prazo remanescente do título.

Características

• Possibilidade de retornos superiores àqueles oferecidos pelos títulos públicos e bancários.
• Liquidez no mercado secundário para a maioria dos títulos.
• Diversificação: ampla variedade de setores da economia, porte das empresas, prazos e indexadores.

Quais são os principais tipos de Crédito Privado?

CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio):
Os Certificados de Recebíveis do Agronegócio estão vinculados a direitos creditórios originários de negócios realizados, em sua maioria, por produtores rurais ou suas cooperativas, relacionados ao financiamento da atividade agropecuária.

CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários):
Os Certificados de Recebíveis Imobiliários são títulos lastreados em créditos imobiliários, representativos de parcelas de um direito creditório.

Debêntures:
As debêntures são valores mobiliários que representam dívidas de médio e longo prazos de Sociedades Anônimas (emissoras).